Todos nós conhecemos os super-heróis. Personagens que povoam a ficção e a mente de nossos jovens. Quem nunca ouviu falar no Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha, Homem de Ferro, Hulk?
Eles usam seus poderes para ajudar as pessoas, combater a injustiça e qualquer tipo de ameaça existente no nosso cotidiano.
Já os professores enfrentam a vida sem super poderes. Encaram a realidade da sala de aula com dedicação e paciência.
Num país que não valoriza a educação nem respeita os direitos das pessoas, são esses profissionais os encarregados de ser a grande alternativa de milhões, carentes de uma saída para melhorar suas vidas.
Da mesma forma que os super-heróis, “os super professores” lutam a cada dia para derrotar seus inimigos que estão sempre procurando um jeito de vencê-los, os mais comuns são:
- Jornada de trabalho excessiva.
- Condições inadequadas para ministrar as aulas.
- Desinformação que desestimula grande parte dos alunos.
- Governos descompromissados com a educação.
- Pais que não participam da educação dos filhos.
- Baixos salários.
Certa vez um poeta confirmou que não existe transporte melhor, senão um livro, para nos levar a terras mais distantes. Somos profissionais indispensáveis em qualquer sociedade humana. Às vezes, precisamos dizer: Bem vindo Dificuldades! Xô Stress!
Não há saída fácil não há soluções simples, mas existem saídas e soluções, e estas estamos trilhando com dedicação e empenho tornando-as realidade, fazendo-as acontecer. Elevemos sempre nossa auto-estima e a crença de que somos parte fundamental na construção de um mundo muito, muito melhor.
Parabéns professores os super-heróis da vida real.
Alguns dos Super Professores |
|
Super Contribuição de Ricardo Gomes de Melo Super Professor de história